22jul
Infância é tempo de BRINCAR, o trabalho da criança é BRINCAR. Parece óbvio, mas vira e mexe precisamos relembrar disso para garantir esse direito da infância. Mas o que significa “brincar livre”? Quais os benefícios dessa proposta? O que a natureza tem a ver com isso? E o que nós pais, mães e cuidadores podemos fazer para proporcionar essa experiência? A Antroposofia e a Pedagogia Waldorf entendem o brincar livre como uma qualidade inerente da criança e como a principal e mais importante atividade da infância. No brincar a criança se descobre, descobre o mundo, assimila processos, aprende relações sociais, se desafia…brincar é vida! Nesse papo, a professora e idealizadora da Escola Waldorf Casa Amarela, Sandra Eckschmidt traz com muita paixão a importância deste direito fundamental da criança e nos indica caminhos para que o adultos construam o ambiente ideal do brincar livre além de nos sugerir como podemos “treinar” a observação do momento de brincar de nossos filhos. Vem que foi apaixonante e um chamado para exercitarmos a observação genuína do brincar.
Sugestões para aprofundamento:
Livro Criança brincando! Quem a educa? – Luiza Lameirão, Ed. João de Barro
Documentário Brincar Livre em Jardins Waldorf no Brasil, disponível no YouTube https://www.youtube.com/watch?time_continue=131&v=FvkQo1ghwts&feature=emb_logo
Documentário Tarja Branca
Produção, pauta e edição: Carla Latini e Debora Garcia
Gravação, edição de áudio e mixagem: Asas Produções
Deixe um comentário